09/01/2018 às 19:35 Blog materno fotografia Mamãe e Bebê

Smash-the-Cake ou Smash-the-Fruit?

2935
7min de leitura

Smash-the-Cake ou Smash-the-Fruit? 

Tudo o que você precisa saber para a sessão de Smash.

Quando fazer ensaio de Smash the cake?

Para você mamãe que está pensando em realizar um ensaio fotográfico de “Smash the Cake”, ou “Amassando o Bolo” e está na dúvida de por onde começa, fique por aqui que vamos esclarecer tudinho sobre as fotos!!

Quando fazer? Onde fazer? Bolo ou Fruta? Estúdio fechado ou ambiente externo? Bolo com açúcar? Que roupa eu levo? Que tema seguir? Respira fundo que vamos te dar um norte para todos esses questionamentos!

Da onde surgiu o ensaio de Smash the Cake?

O ensaio de “Smash the Cake”, na tradução Esmagando ou Amassando o Bolo, se tornou popular na ultima década. Com a crescente demanda por fotografias de qualidade para eternizar o momento, os pais buscam cada vez mais fazer registros dos filhos, alguns inclusive fazem acompanhamentos mensais ou trimestrais e no final, as vésperas do primeiro ano da criança, fazem o ensaio celebrando o primeiro ano!

E o que temos para celebrar o aniversário? Claro!! Temos o Bolo! Afinal, somente temos festa com o bolo.

Obvio que aí aproveitamos para, além de celebrar a conclusão do primeiro ano da criança e também permitir que a criança se melequem naquele bolo colorido e delicioso!!

Por que fazer as fotos de Smash the Cake?

Bom a primeira resposta é: AMAMOS ter fotos de excelente qualidade né?

E claro, sem contar que esse primeiro ano é uma das fases mais gostosas da criança! Eles ainda são pequenos, cheio de gracinhas e risadas leves. Nós queremos eternizar esse momento para guardar no papel, e não apenas na lembrança ou em arquivos digitais.

Além do mais, os pais e irmãos também participam da foto e vale a pena cada centavo investido para ter uma lembrança de qualidade e aquela foto de família maravilhosa!

Aproveitando as fotos, alguns pais optam por fazer o tema do ensaio de Smash combinando com o tema da festinha! Afinal, já deixamos todas as fases da comemoração com o mesmo tema e também há quem aproveite para usar as fotos para decorar o aniversário.

Qual a melhor idade para fazer o Smash the Cake?

Epa! Mas pera lá! Tem alguns detalhes aqui que não te contaram sobre o ensaio de “Smash the Cake” quando realizado dentro do primeiro ano da criança: pouquíssimos bebês realmente aproveitam o ensaio como gostaríamos que fizessem, e por fim, o ensaio acaba sendo mais aproveitado pelos pais e irmãos do que pelo próprio aniversariante.

Aqui no Estúdio mesmo já presenciamos diversos ensaios de Smash the Cake, e podemos dizer que, estatisticamente falando, dentre 6 ensaios somente 1 criança de fato se “joga” no bolo e realmente se delicia com o bolo!

Sim, para o primeiro ano o ensaio acaba sendo mais uma diversão para os pais e a família. Por isso mesmo optamos por fazer fotos antes, sem o bolo, do bebê brincando no cenário, interagindo com a família e depois damos sequencia ao bolo.

Crianças mais velha com 2 anos ou mais acabam se divertindo mais com o próprio esmagar do bolo do que ao primeiro aniversário.

Por que isso acontece? 

Bom, partimos do pressuposto inicial que muitas crianças se quer tiveram contato com doce no primeiro ano de vida, ou por mais que tenha tido, normalmente foram em poucas ocasiões. Logo, as crianças consomem pouco (ou nenhum) açúcar em seu dia a dia e o contato com bolo nem sempre as agrada logo de imediato.

Outro adicional que gera incomodo às crianças é a textura da decoração! Para ter aquela meleca gostosa, os bolos de Smash costumam levar cremes leves e “melequentos” tipo chantilly ou marshmallows. Todos esses cremes grudam na mão do bebê e não saem sozinhos e eles ficam com aquela carinha de “ei, o que é isso aqui na minha mão?”.  Alguns estranham mas, outros se divertem.

Nessa hora que os pais mais descontraídos aproveitam e tomam a frente do ensaio e fazem aquela bagunça com o bolo, se melecando, comendo com a mão e fazendo a festa!! Sim! Vale lembrar que pais muitas vezes ficam sujos no ensaio de Smash, e, inclusive, recomendamos aos pais trazerem uma muda de roupa reserva para a ocasião.

Algumas crianças (casos raros) realmente estranham o bolo. Nesse caso, damos uma pausa esquecemos um pouco do bolo e continuamos a sessão com o banho. Sim, aqui

o momento mais incrível, delicioso e esperado do ensaio é o banho!!

Aqui no estúdio temos banho para o aniversariante pós sessão de Smash e os registros são os mais gostosos! É a parte que as crianças mais aproveitam, se divertem e tem as fotos mais lindas e espontâneas. Afinal, quem não gosta de um banho quentinho?

Amassar o Bolo ou a Fruta?

Quando a criança já conhece o que ela irá comer, ela já recebe melhor a proposta do ensaio e de fato quer comer aquilo e a interação flui com muito mais facilidade.

Para crianças em seu primeiro aniversário, temos por experiência que o Smash the Fruit, ou Amassando as Frutas, tem uma aceitação melhor. Afinal, as crianças estão mais habituadas aos alimentos e já conhecem o sabor e a textura.

Já para o aniversário dos 2 anos, a criança já tem um paladar mais elaborado, possivelmente gostam do doce, e a chance de sucesso do bolo no ensaio é muito maior. Afinal, ela já conhece o que é aquela gostosura e QUER comer!

Mas o ensaio com a fruta faz meleca?

Apesar de mais saudável, e recomendarmos a fruta para o ensaio do primeiro aniversário, antecipamos: a fruta não faz aquela meleca toda que o bolo faz! Porém ainda assim o ensaio fica lindo, colorido e super divertido.

E a ingestão de açúcar caso opte pelo bolo?

Diferente do que se imagina, as crianças experimentam apenas um pouquinho do bolo, então fiquem tranquilos! O bolo acaba sendo para compor a cena e tentarmos fazer uma meleca. Muitas vezes a meleca acaba sendo “fake”: os próprios pais querem ver o filho(a) melecado e brincam com o creme, passando o dedo sujo na criança para tentar incentivar a interação com o bolo e deixar as fotos mais divertidas.

Há mamães que questionam “mas o bolo vai menos açúcar do que o bolo convencional?”. A resposta é não! O bolo é um bolo especial para o Smash para ter o creme, porém será um bolo normal, com adição de açúcar e todos os ingredientes. Caso a criança tenha alguma restrição ou alergia é de extrema importância que isso seja notificado ao Estúdio (caso o mesmo seja responsável pelo bolo) ou a boleira.

Inclusive, aqui no estúdio, o bolo pós Smash é todo seu! Você leva o bolo e pode se deliciar com ele em casa!

Qual o melhor local para realizar o ensaio?

Não existe lugar correto, porém vamos pontuar os pontos positivos e negativos de cada local.

Sobre o local externo, eu particularmente acho as fotos externas mais lindas!!!

Aqui no Estúdio para realizar o ensaio externo, contamos com uma área verde linda logo em frente a residência. Tem o verde da natureza, alguns animais como patos, gansos e cisnes.

Porém o ponto negativo é: temos insetos como formiguinhas e abelhas que, atraídas pelo doce do bolo ou das frutas, adoram participar, além da grama que muitas vezes grudam no bolo, e a possibilidade de vento que quando resolve soprar, corre o risco de dar uma bagunçada na decoração e faz com o que balões estourem ou não fiquem paradinhos compondo o cenário.

Já dentro do Estúdio, temos mais controle da situação: conseguimos deixar o cenário montado e temos o controle da situação sem correr o risco de ter insetos ou ventos para atrapalhar a sessão.

Sem falar que temos a praticidade de ter um banheiro logo ao lado caso os pais queiram lavar a mão ou fazer uma troca de roupa.   

Roupas para o Ensaio

Muitas mamães questionam sobre as roupas para usar no ensaio e a quantidade de looks que devem trazer para o aniversariante.

Recomendamos trazer uma roupa que goste para fazer as fotos antes do bolo. Normalmente sugerimos roupas em tons neutros e de preferencia que combina com a palhete de cores/tema escolhido para o ensaio. Caso tenha qualquer dúvida sobre os tons, pode ficar a vontade para nos perguntar. Roupas lisas, sem misturar muitas cores são sempre bem vindas.

Para o momento do Smash, tentamos ter uma roupa mais temática que combine com o cenário. Por exemplo, sainha de bailarina para meninas com tema de circo ou mundo rosa, suspensório e jeans para os meninos, enfim, alguma roupa que tenha sintonia com o que está sendo abordado.

Para os pais também recomendamos uma roupa neutra para participar do ensaio, se possível combinar com o tema do aniversariante, melhor ainda! E sim, como já mencionamos aqui, mas vale relembrar, trazer uma troca de roupa extra caso acabe entrando na dança e aproveitando 100% do Smash the Cake!

Veja só a Clara!

Veja as fotos do ensaio abaixo e tire as provas por si! Nesse ensaio, não rolou frutas, mas a diferença entre o primeiro ensaio e o segundo, com a Clara um pouquinho mais velha é notável.

Veja as fotos do ensaio da Clara. Em seu primeiro ensaio de Smash, apesar de ter a decoração linda, ela não quis brincar com o bolo. Mas veja a sequência, alguns meses depois, nesse ensaio com esses ovos de páscoa maravilhosos! Ela se deliciou e dessa vez o difícil foi tirar a o chocolate dela!!

 

Aqui no estúdio, tivemos algumas experiências de mini modelos que fizeram ensaios com comidinhas gostosas com 1 a 2 anos, e o resultado foi muito divertido!!!

Então fica a dica para as mamães antenadas: o ensaio será lindo para qualquer uma das suas escolhas! O importante mesmo é saber com qual estilo vocês se sentirão mais a vontade e irão aproveitar mais!

Gostou?! Compartilha e conta aqui sua opinião que queremos saber!!

Beijos,

Marcela Thomazzoni 

09 Jan 2018

Smash-the-Cake ou Smash-the-Fruit?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

brincando com o bolo dicas para smash the cake ensaio de bebê ensaio de familia fotos de bebe primeiro aniversario primeiro bolo smash the cake smash the fruit

Quem viu também curtiu

01 de Dez de 2022

Ensaio Gestante quando fazer?

07 de Mar de 2018

A importância da fotografia no papel.

08 de Mai de 2019

Como funciona o ensaio de Newborn

Logo do Whatsapp