A importância da fotografia no papel.

5735
2min de leitura

Há muito tempo tenho vontade de escrever mais sobre a importância da fotografia em nossas vidas, mais sempre me faltou um pouco de palavras e tempo para contar a real importância que a FOTOGRAFIA tem em nossas vidas.

Com a evolução das câmeras fotográficas, acabou o mistério e a incerteza que decorriam do revelar de um rolo fotográfico, a incerteza se tínhamos fechado os olhos, ficado de boca aberta ou se a lente tinha conseguido captar exatamente aquilo que você estava vendo no momento das suas fotos e desfocado uma paisagem que se olhava como magnífica. Sim, era uma surpresa gostosa. Afinal daquele rolo tinham historias que iriamos contar para nossos amigos e familiares, e que também seriam surpresas para a gente.

Como foi inovador quando aquele celular de flip começou a tirar fotos? Hoje, câmeras fotográficas e celulares, estão quase virando uma coisa só.  Fotografamos de tudo, Casamento, nascimento, aniversário, um simples prato de comida, seu animal de estimação, natureza e até aquilo que não precisa ser fotografado, a privacidade está virando lenda. Por um lado, a foto nunca esteve tão no centro das atenções quanto está hoje, mas por outro, está deixando de contar historias. Por esse motivo estou aqui escrevendo sobre esse assunto. 

Tudo fica documentado numa tela, se não é na tela do smartphone, é na tela do computador, da máquina fotográfica profissional ou projetada numa TV para a família ver como foi sua última viagem, mas calma, só mostramos apenas uma parte das 2.000 fotos que tiramos. Muitas vezes, usamos a velha desculpa do "foi só para registrar", mas no fundo, sabemos que nunca vamos voltar a vê-las novamente.

Você lembra como era ou já teve a sensação de mostrar um álbum de fotos para alguém? Contar as histórias de cada foto, ter a sensação de pegar um registro que traz boas lembranças nas mãos? Colocá-los num porta-retratos ou até mesmo presentear alguém querido?

Você já parou para pensar como vai contar para seus filhos, ou netos, amigos e familiares como você era quando era pequeno, por onde você viajou, como foi seu casamento, aquela viagem inesquecível. Hoje em dia, temos tantos materiais no mercado que possibilitam a impressão das nossas fotografias, com uma variedade de preços e tamanhos, que está mais fácil decidir sobre como queremos que a nossa história seja contada e seja vista por nós e pelas outras pessoas. Antes de pensar em não ter um álbum de fotografia, por qualquer motivo que seja, pense, em primeiro lugar, como você quer guardar as suas lembranças?  Apenas em uma mídia digital? Por quanto tempo? 

O importante é não se esquecer de que as suas fotografias e os álbuns fotográficos são alguns dos bens mais valiosos de uma família, pois eles guardam a história de todos nós. Guarda nossas origens.

Tem historia para contar e precisa de ajuda?? Terei o maior prazer em ajudar a você montar a sua historia. 

Thais Thomazzoni

07 Mar 2018

A importância da fotografia no papel.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

albuns fotograficos fotografia fotografia impressa fotolivro fotos impressas fotos que contam historia lugar de foto é no papel

Quem viu também curtiu

01 de Dez de 2022

Ensaio Gestante quando fazer?

08 de Mai de 2019

Como funciona o ensaio de Newborn

15 de Mar de 2017

Acompanhamento da gestação

Logo do Whatsapp