18/04/2017 às 00:19 Parto Pós-parto Gestante Mamãe e Bebê

As principais dúvidas do Pós-Parto.

1243
2min de leitura

Muitas mamães tem muitas dúvidas nos pós-parto. Assim fomos atrás de algumas informações úteis que podem ajudar nesse período de tanta descoberta que é o pós-parto.

-Devo usar cinta após o parto? A distensão dos músculos da parede do abdome provoca uma sensação de vazio e flacidez que normalmente causa insegurança. A cinta vai ajudar a aliviar esse incômodo. No caso de cesárea, no entanto, é necessário aguardar a primeira evacuação. E tomar cuidado para não abusar por muito tempo, pois são exercícios que farão os músculos voltarem ao lugar. Só a cinta não adianta. 

– Posso carregar peso após a cesariana? Teoricamente, deve-se evitar – afinal, trata-se de uma cirurgia, mas costuma-se usar o bebê como parâmetro de peso máximo no primeiro mês. 

 – tenho um filho mais velho que me pede colo. Os pontos da cesariana podem se romper? Isso raramente acontece, mas o esforço pode atrapalhar a cicatrização e provocar dores.

 – Tive parto normal e me sinto ótima, mas um dos pontos parece inchado. Isso é normal? Todos os pontos incham um pouco por causa da cicatrização. Mas se um estiver diferente deve-se solicitar avaliação do médico.

 – Vou sentir dor nas primeiras penetrações, já que meu parto foi normal? Não, a cicatriz não causa dor. Se houver dor, provavelmente estará relacionada a outros problemas. 

– Não deu tempo de o médico fazer episiotomia. Vou ficar flácida? Nos últimos anos, vários trabalhos mostram que a episiotomia não deve ser  feita indiscriminadamente para todas as mulheres. Ou seja, a ausência de episiotomia não é fator determinante da flacidez vaginal. 

– Acabo de chegar da maternidade e meus pés estão mais inchados que durante a gravidez. Isso é normal? Todo o excesso de líquido (bastante) que você tinha na gravidez agora não é mais necessário. Ele será reabsorvido e eliminado. Com a gravidade (da terra), a tendência é que ele vá para as pernas e pés.  Por volta da primeira semana, isso já estará resolvido. 

– Em que casos devo ligar para o obstetra? Aumento da dor ou do sangramento, depressão ou em caso de dúvidas. 

– Quando terei que voltar ao ginecologista para uma nova consulta? Em sete a catorze dias, para verificação da cirurgia (em parto normal ou cesárea). 

– Meu parto foi normal e acabo de voltar para casa. Preciso de repouso? Um repouso normal. Nada de ficar deitada o tempo todo. 

Fonte: Livro Mãe...e agora?

Dra. Carla Góes Sallet

18 Abr 2017

As principais dúvidas do Pós-Parto.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

duvidas mamãe e bebe parto Pós-parto

Quem viu também curtiu

01 de Dez de 2022

Ensaio Gestante quando fazer?

07 de Mar de 2018

A importância da fotografia no papel.

08 de Mai de 2019

Como funciona o ensaio de Newborn

Logo do Whatsapp